A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Workshop StressCoping

Agosto 29 @ 17:00 - 18:30

€5

Apoiar adolescentes / jovens universitários a adquirirem competências para serem capazes de lidar com a pressão e stress que a sociedade impõe a todos os níveis.

Utilizando como suporte os princípios associados à arte do Aikido (arte marcial de origem japonesa que utiliza como método base de aprendizagem a experiência corporal na resolução não violenta e não passiva de situações de conflito / pressão), fazer descobrir e impregnar no subconsciente do jovem os meios e as técnicas para conseguirem ter um equilíbrio mental e físico nas condições de stress.

O que se trabalha? O autocontrole , a presença de espirito, a capacidade de ação para a resolução, a assertividade.

Como? Através da prática e aprendizagem sobre si mesmo, o chamado autoconhecimento, aprendendo a entender os sinais e informações que o corpo nos fornece, utilização da respiração com ferramenta fulcral, capacidade de gerir e saber prever o custo energético (mental e físico) das ações a empreender, saber como manter a atenção no momento presente, e consequentemente fluir na resolução das tarefas.

Os grupos de trabalho serão constituídos por até 8 elementos (mínimo de 4), independemente da sua capacidade física , ou qualquer outro critério.

 

Necessidades a que se pretende responder com este projeto

Segundo um relatório recente (2018) divulgado pela OCDE, Portugal ocupa o 5º lugar (países da UE) com maior prevalência de problemas de saúde mental. Quase 20% da população sofre de problemas como a ansiedade, a depressão ou consumo de álcool e drogas.

Segundo a mesma fonte “Crianças e jovens com uma pior saúde mental têm piores resultados escolares e piores oportunidades de emprego.”

O relatório do Conselho Nacional de Saúde dedicado à saúde mental, divulgado no final do ano passado, traça um panorama do consumo de medicamentos estimulantes do sistema nervoso e de psicofármacos, mostrando um aumento global. Considera que são “particularmente preocupantes” em Portugal os dados do consumo medicamentos usados para a ansiedade que podem causar dependência com uso continuado.

A importância da promoção da saúde mental é sublinhada nas principais estratégias e planos de ação de saúde mental, tanto a nível internacional como em Portugal.

Estudos recentes indicam que os alunos portugueses apresentam sintomas de mal-estar, por vezes tristeza extrema, desregulação emocional e preocupações intensas. Os relatos de bullying em Portugal também assumem uma dimensão preocupante. Ambas as situações demonstram a importância de se desenvolverem intervenções, dirigidas a crianças e adolescentes, que promovam o desenvolvimento de competências socio emocionais e de prevenção da violência e do bullying

A cada vez maior pressão social que é exercida sobre os jovens, fruto de um ritmo de vida imposto pela tecnologia e das alterações socio económicas recentes, deixa-os muitas vezes desamparados.

A atividade física não completiva, de intensidade moderada, aliada ao um programa orientado para o entendimento sobre questões como o stress, ansiedade, fatores de gestão de energia/tempo e um trabalho do desenvolvimento do autoconhecimento dará aos jovens o entendimento e as ferramentas para saberem compreender e lidar com as causas destes problemas.

 

Descrição

Utilizar o Aikido enquanto atividade física não competitiva, de intensidade moderada, como base para desenvolver a capacidade nos jovens de uma autoconsciência melhorada, recorrendo ao método MIND5. As sessões de trabalho vão levar os participantes a adquirirem capacidade auto cognitiva para que possam alcançar níveis de desempenho otimizado nas suas tarefas.

O Aikido é uma arte Japonesa de autoestudo através do combate. A sua filosofia distingue-a das outras artes marciais pelos seus princípios de não – violência e não-agressividade. O método MIND5 é um método desenvolvido na Holanda, que utiliza princípios científicos e de aprendizagem experimental para desenvolver competências emocionais e de otimização de desempenho (gestão de stress, foco, princípio do flow).

No Aikido aprende-se a lidar com as situações de conflito de uma forma assertiva, sem ser violento ou agressivo, mas também não sendo passivo ou permissivo. Consegue-se dessa forma caminhar para uma atitude mais confiante perante situações de pressão.

O método MIND5 permite levar este estudo a um desenvolvimento adicional de um autoconhecimento, levando-nos progressivamente para uma capacidade de um desempenho otimizado nas tarefas que pretendemos realizar.

Ao utilizar este tipo de atividade corporal e mental em conjunção conseguimos ter uma experiência que se impregna na nossa memória, e dessa forma, conseguimos utilizar o que aprendemos com mais facilidade em situações da nossa vida.

O trabalho proposto aos participantes irá ajudá-los a entenderem melhor o stress, a energia mental, a unicidade de cada um, a capacidade de manter o foco na ação, o conseguir imergir na ação conseguindo dar o nosso melhor em cada situação.

Neste primeiro Workshop será abordado o stress, o que o provoca, como identificar os sinais que o corpo nos dá, como mitigar o excesso de stress.

 

O Workshop é presencial

Inscrições

Foi atingido o número máximo de inscrições

Detalhes

Data:
Agosto 29
Hora:
17:00 - 18:30
Custo:
€5
Categoria de Evento:

Organizador

Assoc TenChi Coimbra

Local

Parque Verde Mondego
Parque Verde Mondego
Coimbra, Portugal
+ Mapa do Google